quinta-feira, 22 de julho de 2010

XI. Mais um conto de fadas... De verdade!

Ana, vou te contar mais um conto de fadas de verdade. É a História da Bela Adormecida!

Será? Lembro dessa história... Quando era criança adorava essa história, mas hoje me parece meio bobinha... A princesa fica dormindo até o príncipe beijá-la! O que tem de real nisso?

Vamos lembrar então. Muito resumidamente, a princesa convidou 3 fadas para serem madrinhas em seu aniversário, certo? As fadas Fauna, Flora e Primavera... E esqueceu-se de convidar a bruxa malévola. Pois a Bruxa malévola, para se vingar, lançou um feitiço que a fez adormecer.

Isso mesmo. Depois veio um príncipe e deu um beijo e ela despertou! Cadê a verdade nisso?

É o seguinte, Ana! Lembra do beijo da princesa no sapo?

Tinha esquecido disso... E daí?

Do mesmo modo, não basta um simples beijo... – Porque o feitiço que adormece as princesas têm vários nomes: - Materialismo, vaidade, competição... Talvez Nilly esteja adormecida, Ana! E penso que o feitiço que a fez adormecer é outro: Chama-se Solidão. As fadas de verdade são tão poucas, que às vezes vêm ao mundo e não encontram ninguém de sua estirpe... E como precisam se adaptar ao mundo seu lado mais nobre adormece. E agora as duas histórias se unem...

– As duas histórias? Do sapo e da Bela Adormecida?

– Isso! ...Porque a magia é recíproca, Ana. A princesa, para despertar e se tornar Fada, precisa do Príncipe. E o sapo, para virar príncipe, precisa da Fada.

– E Nilly?

– Queria mandar uma coisa pra ela.

– O que?

– Um beijo!

8 comentários:

Unknown disse...

Ufa! Que trabalheira medonha para se tornar uma princesa... São vários atributos que a realeza deve ter e não poderia ser diferente, certo? Mas fiquei com uma dúvida: E príncipe? Para se tornar príncipe basta só beijo de princesa? Se for assim na próxima vida eu venho sapo!!! rs ;-)
Flavia Ribeiro

Daniela Bernardes da Silva - Psicóloga junguiana, graduada pela Universidade São Marcos em 1999. disse...

Acredito que não nos tornamos princesas ou fadas. Já somos, mas isso está aprisionado dentro de nós, e uma boa música, uma leitura inspiradora, o observar a grama crescendo, tudo isso vai trazendo nossa face verdadeira a luz!
Agora, quanto aos sapos, penso da mesma maneira. Alguns são príncipes, enclausurados em sua pele gosmenta de sapo, habituados que estão a viver de cerveja e futebol. Esses podem ser despertados com o beijo, no momento certo. Mas, há os que escolheram ser sapos como moodo de vida, e cabe a toda princesa-fada aprender a reconhecer a diferença.
Adorei seu texto.
Abraços
Daniela Bernardes

DANIELA disse...

Paulo querido, muito bacana sua filosofia, adorei!
Devia publicar um livro, pense nisso.
Um beijo!

Anônimo disse...

Que lindo!!
Será que conseguirei tornar-me fada e então beijar meu sapo encantado e tornarmo-nos em príncipe e princesa?!
Lov U!

Lete disse...

As Fadas...ah! as Fadas... são poucos que conseguem percebê-las...os homens ficaram cegos...pela vaidade...pela ganância...pelo poder...ah....se eles pudessem enxergá-las...perceberem a presença de uma fada...conseguir tocar sua alma delicada...elas são tão simples...desejam coisas abstratas...
Paulo quanta delicadeza para falar delas...é preciso ter muita sensibilidade para percebê-las e descrevê-las...vc é um homem sensível.
Parabéns pelo Blog e pela alma nobre.
Beijos perfumados na sua alma.

Anônimo disse...

Querido Seldon,

Estou completamente envolvida com seu blog.Ele me fascina,me envolve,pois me remete ao bom da vida que aprendemos ainda crianças...conto de fadas,príncipes,princesas,fadas e ate sapos.

Um grande abraço!
Luccy

Luccy

Barbara disse...

Seldon, Paulo, Príncipe... seja qual for o seu verdadeiro Eu, discordo da Daniela em apenas um sentido: um só livro não faria jus ao tamanho do seu talento e delicadeza.
Gostaria muito disso porque não sei como contabilizar o seu conto no meu índice Multivida!!!

Anônimo disse...

Parabéns Paulo! Suas palavras são sábias, suas idéias emocionantes e sua história emocionante e marcante. Isso nos faz ter a certeza que realmente a vida nos oferece bons frutos e os melhores caminhos a seguir. Depende apenas de nós escolher o que há de melhor para nossa vida. Um grande abraço e obrigada por me convidar para sua rede de amizade!