quinta-feira, 22 de julho de 2010

VII. A maldição da beleza

Aqui temos a primeira armadilha na vida de Nilly. Eu chamo de “maldição da beleza”.

A beleza pode ser anestesiante na vida de uma pessoa. Faz adormecer o querer, a luta, a garra... Faz com que a pessoa se acostume com as facilidades da vida. Oferece um caminho ilusoriamente fácil.

Principalmente para as mulheres. A vida de uma mulher muito bonita é muito facilitada. Desde criancinha. Todo mundo quer agradar, todo mundo ajuda.

Se a pessoa não se impõe, se não busca construir a vida com as próprias mãos, ela vai se acostumando com as facilidades. Como um passarinho de gaiola, não sabe lutar.

Quanto mais bonita uma mulher, mais rebelde ela deve ser. Ela deve se rebelar contra as facilidades transitórias que a beleza lhe proporciona.

Vejo Nilly como uma mulher de atitude. Chamo de atitude a capacidade de fazer as coisas acontecerem. A capacidade de lutar pelo que se quer, a capacidade de ser o construtor ativo do próprio destino.

Isso também é um traço do caráter que adquirimos na infância. Essa capacidade é construída pelo incentivo a pensar por si próprio. E a fazer as coisas por si próprio também. Essa capacidade de transformar sonhos em realidade é uma capacidade adquirida. Começa com pequenas coisas e vai se consolidando como “atitude”.

Esse é o segredo de “O Segredo”: atitude!

Ta bom! Mas até agora só vi uma pessoa interessante... Não estou vendo nenhuma fadinha! Essa Nilly é uma menina com infância feliz, caráter, estudada e bonita. Cadê a magia?

Verdade, Ana! Vou começar a falar agora das coisas que vão diferenciar Nilly das outras mulheres... Agora começam os elementos transformadores, que levam a pessoa a transcender o mundo comum.

Um comentário:

Aline disse...

Curiosa para conhecer a magia da Nily!