quinta-feira, 22 de julho de 2010

V. Caráter

O próximo elemento na formação de Nilly é o caráter. Existem vários processos para se formar o caráter. Como exemplo vou falar como foi o meu caso.

Tive o privilégio de ser filho de uma contadora de histórias! Minha mãe contava para nós, seus filhos, as histórias da carochinha, do nosso folclore, de todos os tipos! Histórias que vieram das avós de nossas avós, desde o início dos tempos...

Você já viu como criança pede pra repetir várias vezes a mesma história? Pois os pais deviam aproveitar esses momentos – preciosos momentos, eu diria – para passar ensinamentos a seus filhos. Porque nesses momentos se cria na alma da criança o vínculo com o bem!

E essa é outra chave para ser uma fadinha de verdade. A pessoa tem que ter o caráter forjado na pureza do bem! E não há nada que seja mais forte para isso que a poesia, aventura e romance de uma história que ouvimos quando criança.

Ixi, tô lascada!!! Minha babá foi uma televisão.

Ai, ai, ai... Sua e da maioria das crianças de hoje em dia. Mas dá pra recuperar. Sempre dá!

Esse negócio de ser do bem é algo que me intriga. A maioria das pessoas que se dizem do bem, são de um bem, vamos dizer assim, um bem meio “água com açúcar”. Chamo isso de “bondeza”. Uso essa palavra significando uma mistura de bondade com fraqueza... E isso não é ser do bem de verdade. Para ser do bem de verdade é necessário atitude. Mais do que isso: É necessária uma grande dose de sabedoria.

2 comentários:

Anônimo disse...

O caráter é formado na mais tenra infancia. Mas ele também pode ser aprimorado com a sabedoria e com a experiência....

Aline disse...

Dose de sabedoria e coragem!