quinta-feira, 22 de julho de 2010

VI. Cultura

O terceiro ponto na formação de uma fada de verdade é a cultura. Não me refiro apenas ao que se ensina nas escolas, mas principalmente a um tipo de cultura que só se adquire por meio de livros. Outras formas também são importantes, como filmes, viagens, convívio com pessoas de vasto conhecimento. Mas a leitura é obrigatória.

A melhor forma de transcender nossa própria idade é por meio da leitura.

Explico: Uma pessoa com 20 anos de idade e que nunca leu, tem uma vida interna de 20 anos, pouco mais pouco menos, conforme viveu a própria vida. Mas se uma pessoa tem o hábito da leitura isso faz com que sua vida pareça muito mais longa... É como se a pessoa acrescentasse à própria vida a de grandes homens. É como viver várias vidas em uma.

Vou lançar aqui um índice sem muitas pretensões: o índice “Multivida”. Para calcular a multivida que uma pessoa tem, pegamos a idade dela e somamos mais 10 anos para cada grande autor que ela leu. Mas tem que ler de verdade... A leitura tem que provocar inquietudes internas.

Lembro, por exemplo, de ler “A Metamorfose”, de Kafka, quando eu tinha uns 15 anos. Na época o livro me causou uma inquietação que eu não conseguia explicar para mim mesmo. Eu pensava comigo mesmo: como é que pode, um disparate daqueles, uma história sem pé nem cabeça, de um homem que acorda transformado em barata, fazer a gente ficar pensando nisso semanas e semanas?

Ana, anota aí...

Sim.

Ler Kafka aos 15 anos tem peso 2, ok?

Ok! Tem mais algum com peso 2?

Rsrs! Cada um pode fazer sua própria contagem, de acordo com a - importância que a leitura teve no seu interior.

Posso contribuir com minha lista?

Claro, Ana! Por favor!!!

Imagino Nilly lendo Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Manuel de Barros, Machado de Assis, Nelson Rodrigues, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Monteiro Lobato, Gabriel Garcia Marques, Krishnamurti, Richard Bach, Antoine de Saint-Exupéry, Tolstói, Murilo Rubião e muitos outros...

Explêndido, Ana! Você me surpreende... Mas tem uma leitura obrigatória para uma fadinha. Quando eu encontrar Nilly, se ela ainda não leu, vou presenteá-la com o livro: “Mulheres que correm com os lobos”, da Clarissa Pinkola Estés. Esse é um livro que revela vários segredos da alma feminina... Leitura obrigatória para homens e mulheres.

Tô fazendo as contas aqui... Já deu mais de 15 autores. Contando Kafka com peso 2... Só de leitura dá uns 170 anos!

É mesmo! Mas vou te contar uma coisa, Ana! Isso não vale nada se não for incorporado como sabedoria interna. Muita gente apenas lê de uma forma fria... Chamo de “intelectualice”. Não vale nada!

Um comentário:

Aline disse...

A leitura, além de lida deve ser sentida! Mas conheço várias fadas assim! :)